Nas últimas semanas diversos municípios do país foram assolados pelos efeitos de uma enorme tempestade que para além de muitos estragos materiais, afetou as comunidades de múltiplas formas e com impactos mais profundos e prolongados do que aqueles visíveis nos edifícios ou outras estruturas. O desafio humano, social e económico é enorme para todos, quer em termos pessoais, quer também organizacionais.
Este é um momento e uma oportunidade para que as bibliotecas públicas se afirmem como um agente local de referência para as comunidades. Mais do que um local com livros e onde se fazem empréstimos domiciliários, as bibliotecas públicas podem ser locais de informação, conforto, apoio e de confiança.
Temos estado em contacto com várias bibliotecas e sabemos que muitos equipamentos e equipas estão envolvidos nas dinâmicas municipais de apoio às comunidades, apesar das condições em que algumas bibliotecas se encontram.
Assim, neste momento particularmente difícil para as vossas equipas e para as populações que servem, queremos transmitir-nos o nosso apoio e disponibilidade para trabalhar convosco neste processo de recuperação. Mais do que apenas uma rede de equipamentos, a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas é uma estrutura organizacional, mas também humana, constituída por profissionais que todos os dias ajudam a moldar as nossas bibliotecas, os seus espaços e serviços, e acompanham o desenvolvimento das comunidades. De igual modo, apelamos à vossa mobilização junto da comunidade e à articulação com os serviços do município para apoiar todos os que necessitam de ajuda.
À semelhança do que fizemos no auge da pandemia do Covid-19, disponibilizamos aqui um cartaz com o tipo de apoio que as bibliotecas poderão dar às suas comunidades, não esquecendo a articulação com as autoridades locais. Os espaços das bibliotecas, os equipamentos informáticos, as bibliotecas itinerantes e a nossa função enquanto mediadores, podem ser determinantes para ajudar as comunidades. Os canais de comunicação das bibliotecas e a sua presença nas redes socais são também meios privilegiados para divulgar informação fidedigna, útil e relevante.
Para podermos acompanhar mais de perto a situação das bibliotecas da RNBP, agradecemos a vossa colaboração no preenchimento de um breve questionário que enviámos via email e nos ajudará a perceber a evolução das bibliotecas da RNBP.
Desde já agradecemos a vossa colaboração e reiteramos a nossa disponibilidade para vos apoiar.
Juntos, nesta rede nacional que nos motiva, mobiliza e apoia.
#VamosaissoRNBP
#AquiParaSi