Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
CISOC Impacto Social das Organizações Culturais


O Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC) permite autoavaliar o trabalho realizado pelas instituições e implementar estratégias que reforcem o seu impacto social.
É constituído por um conjunto de documentos que ajudam a esclarecer paradigmas e conceitos, identificar prioridades, definir estratégias, metas e critérios de avaliação, com o objetivo de estruturar as instituições culturais como inclusivas e verdadeiros territórios educativos (ao longo da vida) permitindo aos cidadãos experimentar de forma mais significativa e intensa como a cultura pode ser um fator de inclusão, coesão e identidade, determinante na sua formação integral. 

É, pois, fundamental que as organizações culturais trabalhem para promover uma autêntica democracia cultural, baseada no pluralismo, na partilha do poder, no reconhecimento e valorização do multiculturalismo. Deixar de "fazer para as pessoas" e passar a "fazer com as pessoas", e assim, como propõe a Carta do Porto Santo, transformar as "ins-tituições" culturais em "ex-tituições".

O KIT CISOC é um conjunto de instrumentos de apoio que facilitam a implementação deste compromisso nas organizações culturais. As suas componentes interagem e complementam-se, permitindo uma abordagem e uma exploração individualizadas, de acordo com as características de cada organização, incluindo minutas de Protocolos de Adesão à Carta de Princípios do Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC), bem como fichas de apoio ao indicadores a considerar, entre outros instrumentos de apoio.

No caso da aplicação às Bibliotecas Públicas, os indicadores concebidos foram testados e discutidos em quatro bibliotecas municipais da RNBP: Belém e Marvila (das Bibliotecas de Lisboa), Loulé e Portimão (da Rede Intermunicpal das Bibliotecas do Algarve). Para a elaboração deste instrumento, foi também consultado o Relatório Estatístico da RNBP 2021.


KIT CISOC600.jpg

Aceda aqui ao site CISOC, bem como ao documento completo em pdf.
CISOCObje600.jpg
Se não assistiu à Conferência CISOC, no passado dia 6 de dezembro, pode assistir à sua gravação no canal de Youtube da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Ministério da Educação.


20-12-2023 | RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-04-2024