Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Rede Nacional de Bibliotecas Públicas - 50 anos do 25 de abril de 1974


Enquanto data emblemática para Portugal, especialmente no que concerne à conquista da liberdade e dos valores democráticos, queremos convidar as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas a associarem-se a estas celebrações. Enquanto momento marcante da história portuguesa recente, esta data assinala o início de um percurso com grandes transformações políticas, económicas, sociais e culturais que tiveram como foco a criação de uma sociedade democrática. Ao celebrarmos os 50 anos do 25 de abril de 1974 importa contribuir para afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história, mais participativa e plural e com acesso a mais e melhor informação sobre este acontecimento e as suas múltiplas conquistas. Importa também recordar que a própria criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas é um reflexo expressivo dos valores de abril ao fomentar a existência de equipamentos de proximidade de âmbito nacional que facilitavam o acesso à informação, à cultura e ao lazer.

Para assinalar o papel das bibliotecas na nossa sociedade atual, convidamos as bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas a associarem-se às comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de abril através de um conjunto de iniciativas:

# Biblioteca Humana do 25 de abril de 1974: 50 anos depois
Para assinalar esta data emblemática queremos evocar a relação das bibliotecas municipais com a sua comunidade criando uma biblioteca humana com testemunhos de pessoas de todo o país sobre as suas memórias do 25 de abril de 1974 ou sobre o que foi este importante acontecimento. Para isso,  convidamos as bibliotecas da RNBP a identificarem na sua comunidade 2 pessoas para gravarem testemunhos sobre o 25 de abril que serão depois disponibilizados online na conta do Youtube da RNBP e constituirão uma biblioteca humana. Pedimos que nos enviem um vídeo com um testemunho de uma pessoa com mais de 65 anos que tenha memória e vivências associadas ao 25 de abril de 1974 e um outro vídeo com um testemunho de uma pessoa com idade compreendida entre os 12 e os 18 anos.

Os vídeos devem seguir as indicações do documento em anexo e ter no máximo 2 minutos de duração, e devem ser garantidas as autorizações para o registo e disponibilização pública dos vídeos, através do preenchimento das autorizações em anexo (quer para adultos, quer para menores de idade).

Os vídeos devem ser enviados por Wetransfer (ou equivalente) para o endereço rnbp@dglab.gov.pt


# Sugestões de Leitura: Saber mais sobre o 25 de abril de 1974!
Para fomentar um maior conhecimento sobre o 25 de abril de 1974 e as suas conquistas, solicitamos que nos sugiram 2 livros sobre o 25 de abril ou temáticas associadas: 1 livro infantojuvenil e 1 livro para adultos. Pretendemos divulgar esta listagem junto dos públicos como sugestões das bibliotecas da RNBP, tornando assim o conhecimento sobre temas do 25 de abril de 1974 acessível a todos, como forma de afirmação das bibliotecas públicas como espaços de informação. Estes títulos devem estar disponíveis para empréstimo na vossa biblioteca municipal, pelo que devem ser enviados os seguintes elementos: Título, Autor, editora, data e link direto para o registo no catálogo da vossa biblioteca municipal.
As sugestões devem ser submetidas no formulário próprio.


# Grupos de Leitores
Aproveitando que os grupos de leitores são espaços privilegiados de encontro, socialidade, debate de ideias e de aprendizagem, desafiamos as bibliotecas da RNBP que dinamizam grupos de leitores a fazerem uma seleção de leituras em 2024 sobre os temas associados ao 25 de abril.

Caso optem por seguir esta proposta, solicitamos o envio de informação sobre a programação para o para o endereço rnbp@dglab.gov.pt, sempre acompanhado de um link para a informação disponível online.

Caso a sua biblioteca ainda não dinamize um grupo de leitores, fica a sugestão de com o mote dos 50 anos do 25 de abril de 1974 possa finalmente oferecer este serviço aos utilizadores da biblioteca.


# Atividades sobre os 50 anos do 25 de abril
Atendendo à relevância do tema espera-se que muitas bibliotecas realizem atividades em torno das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974. Para que estas atividades possam ser divulgadas da melhor forma e para que seja possível ter registos da sua realização, solicitamos que registem as atividades no formulário disponibilizado para o efeito e que nos enviem fotos de atividades e/ou cartazes de divulgação das ações promovidas pelas bibliotecas em torno destas celebrações. Pretendemos compilar registos das atividades promovidas pelas bibliotecas da RNBP e disponibilizar estas memórias no FLICKR da RNBP. As atividades devem ser registadas no formulário disponível para o efeito. As imagens devem ser remetidas por Wetransfer (ou equivalente) para o endereço rnbp@dglab.gov.pt 

Reunimos também num álbum do Facebook da RNBP algumas das atividades que as bibliotecas da RNBP promovem para assinalar esta importa efeméride!

No Flickr da RNBP pode aceder a imagens de várias iniciativas promovidas pelas bibliotecas da RNBP.

Contamos com a vossa participação para celebrar meio século de liberdade e democracia em Portugal, pela afirmação das bibliotecas públicas!

BH25abril_600.png


BDE | 25-03-2024    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 27-04-2024