Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Impacto da pandemia Covid-19 nas bibliotecas da RNBP 2


​IMPACTO DA PANDEMIA COVID-19 NAS BIBLIOTECAS DA REDE NACIONAL DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS (NOVEMBRO 2020)

A Direção de Serviços de Bibliotecas (DSB) da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) procedeu, entre 10 e 22 de julho de 2020, à recolha de informação junto das bibliotecas da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP) sobre o funcionamento dos serviços àquela data e sobre a perceção dos desafios no contexto de pandemia do Covid 19 (ver Relatório de julho 2020).

Voltámos agora a inquirir as bibliotecas da RNBP como forma de identificar situações tipo que permitissem mostrar o panorama geral no atual contexto e a sua evolução. 

Verifica-se, com apreço e reconhecimento, que na globalidade se multiplicaram as iniciativas das bibliotecas públicas no âmbito da sua reinvenção face às restrições impostas pela pandemia. De outra forma, seria posta em causa a importância e pertinência da sua existência já que seria difícil promover junto dos Municípios e da própria comunidade a importância do papel da Biblioteca Pública para o desenvolvimento da sociedade. 

Do mesmo modo, a atual conjuntura constitui uma oportunidade para evidenciar a necessidade de efetuar investimentos em tecnologias e em recursos humanos qualificados. Contudo, importa salientar que o encerramento (ou até a própria limitação/suspensão) destes serviços, impede o cumprimento de uma das principais missões das bibliotecas públicas, sobretudo em momentos como este em que a comunidade se encontra mais vulnerável e mais necessita de instituições de proximidade capazes de assegurar e facilitar a todos o acesso à informação e ao conhecimento. 

O contexto atual veio evidenciar as fragilidades já identificadas, em especial as relacionadas com os baixos níveis de serviços online, com a necessidade de fortalecer as competências digitais dos recursos humanos, o que permitiria mais facilmente às bibliotecas aproveitarem a oportunidade para captar e cativar novos públicos para as bibliotecas.

Aceda aqui ao Relatório de novembro 2020.

covidnov2020.png


 
18-12-2020 | RD      
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 06-12-2021