Desde 2017, os supervisores financeiros – Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – em conjunto com a CCDR-NORTE, têm vindo a promover a literacia financeira em toda a Região Norte, reconhecendo o papel decisivo das autarquias locais para ampliar o efeito multiplicador das iniciativas.
O Plano de Capacitação Financeira da Região Norte tem como objetivo reforçar os conhecimentos dos técnicos das autarquias locais desta região sobre temas de finanças pessoais de particular interesse para os públicos finais com quem trabalham, nomeadamente grupos vulneráveis (desempregados, beneficiários de apoios sociais, jovens adultos com baixa escolaridade, imigrantes, reformados), mas também a população em geral. Sem dúvida que esta oportunidade deverá ser aproveitada e rentabilizada também pelos técnicos das bibliotecas públicas cujos programas de promoção das literacias devem, cada vez mais e de forma urgente, incluir temas financeiros.
Neste caso da Região Norte, o plano é desenvolvido no âmbito do protocolo de colaboração celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a CCDR-NORTE, visando aumentar o nível de conhecimentos financeiros da população na Região e promover a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.
Para atingir este objetivo, os supervisores financeiros e a CCDR-NORTE contam com o apoio das autarquias locais enquanto parceiros fundamentais para assegurar a capilaridade territorial das ações a desenvolver dada a sua proximidade às populações das respetivas áreas geográficas.
Foi nesse âmbito que, no passado dia 26 de maio, foi dinamizada pelo Banco de Portugal uma sessão de formação sobre “Gestão do Orçamento e do Crédito num Contexto de Inflação”. Esta sessão, que marcou o arranque da 2.ª edição do Plano de Capacitação Financeira da Região Norte, teve lugar no Auditório Municipal de Sabrosa e reuniu, presencialmente e online, cerca de 180 participantes, incluindo trabalhadores das autarquias locais, gabinetes de apoio social, de apoio ao consumidor ou de apoio ao empreendedorismo, bem como técnicos das entidades intermunicipais.

| 
|
Saiba mais nas nossas publicações sobre a Literacia Financeira nas Bibliotecas da RNBP!