"A post Covid-19 European Library Agenda meeting Sustainable Development Goals and funded through the European Structural and Investment Funds (2021-2027)"
Implementar uma agenda pós-Covid, baseada em bibliotecas socialmente inclusivas e digitais, que promovam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda que pode ser financiada canalizando Fundos Europeus Estruturais e de Investimento 2021-2027 (FEEI).
Segundo Ton van Vlimmeren, Presidente da EBLIDA, associar as bibliotecas à Agenda Europeia 2030 tem não só a vantagem política de ampliar a sua esfera de ação, ao fazer prosperar o conceito de "biblioteca social", mas também a vantagem económica de obrigar à criação de uma série de novos indicadores capazes de medir os seus contributos para a sociedade.
Contrariamente às conclusões do Primeiro Relatório Europeu sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Bibliotecas, lançado pela Eblida em 2020, em que a Agenda 2030 ainda era considerada um objetivo acessório, não fundamental nas atividades das bibliotecas, neste “Segundo Relatório Europeu sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Bibliotecas” (elaborado pela EBLIDA em conjunto com a Biblioteca Nacional da Letónia) cuja síntese foi agora lançada (novembro, 2021), constata-se não apenas que o nível de consciência sobre o papel das bibliotecas é muito maior, mas também se verifica haver um elevado número de associações de bibliotecas envolvidas e comprometidas no caminho da Agenda 2030. Apesar de, ou talvez por causa do impacto catastrófico da pandemia, estão ser desenvolvidas e implementadas políticas que denotam um claro entendimento de que as bibliotecas podem aproveitar ao máximo as estratégias dos ODS. Este compromisso das bibliotecas para a concretização dos ODS na sociedade, reforça as políticas das bibliotecas à escala europeia e potencia a preparação de projetos a nível nacional e internacional, constituindo um conceito desenvolvido em termos globais e que enquadra o trabalho das bibliotecas num âmbito mais alargado e de longo alcance.
Este Segundo Relatório (a versão completa será apresentada a 24 de fevereiro no âmbito de uma reunião organizada pela Presidência francesa da União Europeia) é um marco para o desenvolvimento da intervenção e do papel das bibliotecas na sociedade, cujo impacto poderá ser medido num futuro próximo.
No Webinar da EBLIDA de 23 de novembro "Sustainability in Public Libraries - Better funding for a great good place" foi apresentada uma síntese do Relatório.
As duas apresentações estão disponíveis em:
Raise Awareness for Public Libraries - Daniel Deppe
Highlights SDG Report - Katrina Kukaine e Kristine Deksne

Antecedentes:
1) A European Library Agenda for the post-Covid age
http://www.eblida.org/Documents/EBLIDA-Preparing-a-European-library-agenda-for-the-post-Covid-19-age.pdf
2) Sustainable Development Goals and Libraries : First European Report
http://www.eblida.org/Documents/EBLIDA-Report-SDGs-and-their-implementation-in-European-libraries.pdf
3) European Structural and Investment Funds 2021-2027
http://www.eblida.org/news/the-eu-structural-and-investment-funds-2021-2027.html
A Eblida utiliza uma metáfora para explicar a relação entre estes três documentos estratégicos, comparando-os a um veículo onde a Agenda Europeia das Bibliotecas pós Covid é o motor, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são o chassis e os Fundos Estruturais e de Investimento são o combustível. Os três relatórios juntos disponibilizam uma série de protótipos para futuras agendas das bibliotecas pós Covid-19. Esses protótipos deverão ser adaptados às necessidades das bibliotecas, ou sistema de bibliotecas (local, regional, nacional). O condutor dos "veículos" são os governantes, líderes e políticos que os queiram utilizarpara chegar aos destinos da agenda comum 2030/ESIF/Library horizon.
O Relatório ‘Think the unthinkable’ configura-se numa Listagem de Boas Práticas, numa Agenda para as Bibliotecas Europeias e num Guia Prático para Acesso aos Fundos Estruturais e de Investimento Europeus 2021-2027, ou seja, é uma forma da Eblida demonstrar como o "Unthinkable" pode, afinal, concretizar-se em realidade nas bibliotecas europeias.

Sobre estes três relatórios da Eblida, consulte também as notícias específicas no nosso site em:



Guia para Acesso aos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento:

Webinars:
"Public libraries as centres of European cities - are they also on the European agenda?", gravação disponível no Youtube (28 de maio 2021)
"Sustainability in Public Libraries - Better funding for a great good place", gravação disponível no Youtube (23 de novembro 2021)
Outros Recursos (publicações Eblida)
atualizado 10-02-2022 | RD