Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
A Agenda 2030 e as Bibliotecas Públicas Portuguesas


​A Agenda2030 é uma responsabilidade de TODOS!

A referência às bibliotecas e ao acesso à informação, enquanto contributo essencial para a Agenda 2030, conseguida pela IFLA junto das Nações Unidas, para além de dar às bibliotecas a oportunidade de usufruirem de uma maior visibilidade sobre o seu trabalho e o impacto que têm na comunidade. Além disso, permite que o trabalho desenvolvido seja valorizado e as bibliotecas sejam vistas cada vez mais como impulsionadoras enquanto estruturas fundamentais de acesso ao conhecimento e à informação, aumentando desta forma também a sua responsabilidade.

Assim, como organismo responsável pelo desenvolvimento de serviços de biblioteca pública em Portugal, a DGLAB associa-se à BAD no incentivo às bibliotecas portuguesas para a implementação de projetos e dinamização de iniciativas que evidenciem o seu contributo junto da comunidade para a implementação da Agenda 2030.

Da mesma forma, faz um apelo a todas as bibliotecas para que identifiquem e relacionem as suas atividades e projetos, em curso ou já realizados, com cada um dos objetivos para que seja possível demonstrar publicamente, quer a nível nacional, quer internacional, a inequivoca importância e contributo das bibliotecas portuguesas para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Pela nossa parte, acreditamos que qualquer projeto ou iniciativa desenvolvida pelas bibliotecas públicas, de alguma maneira, se alinha com o Desenvolvimento Sustentável, sendo no entanto necessária a sua identificação e o seu relacionamento com o(s) Objetivo(s) para os quais concorrem.

BADODS.jpgConsulte o Portal da BAD da Agenda 2030 que disponibiliza toda a informação necessária para responder a este apelo.

 

 

 

 

 

Na oportunidade, relembramos as notícias publicadas neste site da DGLAB sobre as Bibliotecas, o Acesso à Informação e a Agenda 2030:

1) As Bibliotecas e a Agenda 2030

2) O contributo das Bibliotecas para os 6 ODS da HLPF

3) As Bibliotecas e o Desenvolvimento e Acesso à Informação

4) Relatório 2019 do Desenvolvimento e Acesso à Informação

5) Os "Clubes de Leitura" dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

spotify12.jpgPlaylist "ODS" do IMVF no Spotify

«A música tem um importante poder de transformação social. Selecionámos um conjunto de músicas relacionadas com os ODS para servirem de inspiração ao alcance das metas estabelecidas para cada um dos 17 ODS até 2030. Juntos/as na promoção de um mundo mais justo, digno, inclusivo e sustentável!» IMVF (Instituto Marquês de Valle Flor)


26-11-2019 RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-03-2024