Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
Desenvolvimento e Acesso à Informação


Conheça o Relatório "Desenvolvimento e Acesso à Informação" 2019 traduzido para português ou descarregue a versão original disponibilizada no site do DA2I.

O DA2I é da responsabilidade da IFLA em parceria com o Grupo Technology and Social Change (TASCHA) da Universidade de Washington, que monitoriza os progressos de vários países quanto ao cumprimento do seu compromisso em promover de forma significativa o acesso à informação (A2I) como contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Para isso, são utilizados uma série de indicadores de desempenho alicerçados em quatro pilares fundamentais para o desenvolvimento das sociedades: a conetividade, os hábitos sociais e culturais, as competências e a legislação.

Os relatórios anuais DA2I incidem nos ODS ODS2030p.jpgselecionados anualmente no "High Level Political Forum" (HLPF).

Assim, enquanto a edição de 2017 focava o ODS2 (erradicar a fome), ODS3 (saúde e bem estar) ODS5 (igualdade de género) e ODS9 (industria, inovação e infraestruturas), na edição de 2019 os capítulos temáticos, elaborados por autores convidados, focam-se na forma como o acesso à informação promove a realização dos ODS: Educação de Qualidade (ODS 4), Trabalho Digno e Crescimento Económico (ODS 8), Combate às Desigualdades (ODS 10), Ação Climática (ODS 13) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16).

 

Através da avaliação de estudos de caso, é dada particular atenção às bibliotecas e à forma como estas promovem sociedades social e economicamente mais inclusivas.

DA2I-logo2.jpg

#A2I #DA2I #Lib4Dev


22-5-2019 RD    
    
© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 29-03-2024