Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
   
Procura Avançada
In Loco


inloco_600a.jpg


O Programa de Intercâmbio em Bibliotecas Públicas, InLoco – partilhar experiências, construir saberes, pretende promover a organização de visitas de trabalho de curta duração a Bibliotecas Públicas Portuguesas que desenvolvam projetos ou serviços de sucesso ou inovadores e que tenham interesse em dar a conhecê-los, potenciando a possibilidade de replicação. Este programa tem igualmente o propósito de fomentar a partilha de experiências e conhecimentos, bem como a colaboração entre os profissionais que trabalham em Bibliotecas Públicas através de visitas de trabalho teórico-práticas.

O InLoco – partilhar experiências, construir saberes destina-se a todos os profissionais a exercer funções em Bibliotecas Públicas Portuguesas, com prioridade para aqueles pertencentes à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), e permite validar conhecimentos e experiências de aprendizagem em contexto real de trabalho. 

Este programa, lançado no início de 2020, por força da pandemia nunca chegou a concretizar-se nos moldes previstos, tendo a DGLAB aproveitado para o transformar, em 2021 e 2022, no InLoco Online, configurando a partilha de saberes via videoconferência e com ênfase em programas de disponibilização de serviços online. Retomamos em 2023 o seu formato original, e contamos mais uma vez com as bibliotecas e os seus profissionais para a organização das sessões in loco de partilha de saberes e de fazeres. 


FUNCIONAMENTO

BIBLIOTECAS DE ACOLHIMENTO

As Bibliotecas Públicas, com prioridade para as que pertencem à RNBP, interessadas em dar a conhecer os seus serviços ou projetos, deverão estruturar um programa de visita de trabalho, definir a respetiva duração e número de participantes a receber, podendo ainda definir algumas condiçoes de participação. Pretende-se que seja dado a conhecer o modus faciendi das iniciativas consideradas no programa. A Biblioteca compromete-se a assegurar o estabelecido nesse programa, bem como a integrar os participantes nas atividades inerentes ao conteúdo do respetiva visita. Os programas poderão versar sobre a globalidade do serviço da biblioteca ou focar uma área específica, um serviço ou projeto. O formulário de Candidatura a Biblioteca de Acolhimento deverá estipular de forma clara o programa proposto para a ação, bem como o seu objetivo. 

Apesar do Programa, não acarretar quaisquer custos para a Biblioteca de Acolhimento, e uma vez que não está previsto qualquer financiamento, aconselha-se a que esta facilite aos participantes, se possível, condições preferenciais de alimentação (cantinas ou refeitórios) e/ou alojamento se necessário.

Após a conclusão de cada ação, a Biblioteca deverá elaborar um Relatório de Avaliação, após o que a DGLAB emitirá um certificado comprovativo da realização do programa.

icon-formularios-peq.pngCandidatura Biblioteca de Acolhimento

PARTICIPANTES

Os candidatos a esta iniciativa, com prioridade para os que exerçam funções em bibliotecas pertencentes à RNBP, deverão preencher um formulário de inscrição por programa, após terem confirmação que reúnam as condições de participação (dias de formação e transporte autorizados, e ter em consideração os custos associados, como refeições e alojamento, quando se aplique). Os candidatos comprometem-se a cumprir o horário de trabalho definido para a visita e a colaborar em todas as iniciativas propostas na visita de trabalho.

As inscrições serão consideradas por ordem de chegada e cada candidato poderá inscrever-se num máximo de 2 programas propostos;

As inscrições estão sujeitas às vagas existentes e podem ter de ficar em lista de espera até serem contactados pela DGLAB;

A inscrição num programa de intercâmbio deve ser efetuada apenas quando o candidato tiver asseguradas as condições de participação, para evitar impedir outras candidaturas;

O cancelamento ou a falta de comparência num programa já acordado, sem justificação, coloca uma nova inscrição no Programa InLoco e em outras atividades promovidas pela DGLAB como suplente.

icon-formularios-peq.pngInscrição como participante

Após a conclusão da visita, os participantes devem preencher o formulário de avaliação, após o que a DGLAB emitirá um certificado comprovativo da participação.

icon-formularios-peq.pngAvaliação

PROGRAMAS EM VIGOR

Biblioteca
​Projeto
Data

​Saber mais...
Inscrição
Biblioteca Municipal Ary dos Santos - Sacavém
​Biblioteca no Bairro
data a combinar

icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill - Constância
​Sorriso entre Letras
data a combinar

icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Pública de Évora
​Depressa e bem - captura de registos bibliográficos
data a combinar

icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal da Covilhã
​Biblioteca Pública 5.0 – Um espaço da comunidade 
​data a combinar

icon-formularios-peq.png
​Rede de Bibliotecas de Lisboa - Biblioteca Municipal de Marvila
​Oficinas Comunitárias da Memória
data a combinar

icon-formularios-peq.png


- EM ATUALIZAÇÃO -



Informações sobre este Programa devem ser endereçadas, por email para: armando.correia@dglab.gov.pt

 =======================================================================


PROGRAMAS 2023

Biblioteca
​Projeto
Data

​Saber mais...
Biblioteca Municipal Ary dos Santos - Sacavém
​Biblioteca no Bairro
data a combinar - domingo

​Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill - Constância
​Sorriso entre Letras
​setembro a dezembro

​Biblioteca Pública de Évora
​Depressa e bem - captura de registos bibliográficos
data a combinar

​Biblioteca Pública de Évora
​Materializar a ficção: dos mundos fantásticos à criação de leitores
​13 de outubro

​Biblioteca Municipal José Saramago - Loures
​Entrelinhas Solidário
data a combinar

​Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras
​Um livro uma comunidade
​19, 20 e 21 de outubro

​Biblioteca Municipal da Covilhã
​Biblioteca Pública 5.0 – Um espaço da comunidade 
data a combinar

​Rede de Bibliotecas de Lisboa - Biblioteca Municipal de Marvila
​Oficinas Comunitárias da Memória
​a partir de outubro




VERSÃO ONLINE - Ciclo 2021 e Ciclo 2022

Descontinuado


inloco_online.png

Em conjuntura de confinamento e pandemia, interessou dar um novo formato a este programa, criando oportunidades de partilha do modus faciendi de criação de serviços e conteúdos à distância, capazes de responder às necessidades das comunidades. Assim, a DGLAB aproveitou a aoportunidade para promover aprendizagens relacionadas com o contexto digital, através da partilha de conhecimentos, de técnicas e procedimentos de produção e de divulgação de conteúdos e atividades online, sejam Clubes de Leitura/Comunidade de Leitores, sejam Ateliers de Expressão ou Horas do Conto.


BIBLIOTECAS DINAMIZADORAS

A partilha que se pretende terá a forma de uma conversa interativa onde, para além de uma breve apresentação da atividade, interessa sobretudo partilhar o seu modus faciendi e esclarecer questões práticas que possam ser colocadas pelos participantes interessados em implementar atividades ou projetos semelhantes. A apresentação deverá por isso ser realizada através de uma plataforma de videoconferência (tipo Zoom, Teems, ou outra), onde os participantes colocarão as suas questões a que o dinamizador procurará responder. Dada a interação pretendida, e de forma a que as questões colocadas possam ser efetivamente esclarecidas, sugerimos um número máximo de 10 participantes por ação, e cada ação com uma duração total entre 3 a 6 horas (uma ou mais sessões por acção).

Após a conclusão de cada ação, a Biblioteca deverá elaborar um Relatório, se possível com as sessões gravadas em anexo, após o que a DGLAB emitirá um certificado comprovativo da realização da mesma.


PARTICIPANTES

Os candidatos a esta iniciativa, com prioridade para os que exerçam funções em bibliotecas pertencentes à RNBP, deverão preencher um formulário de candidatura por ação, após terem confirmação que reúnem as condições de participação (formação autorizada superiormente e meios tecnológicos necessários). Os candidatos comprometem-se a comparecer nas sessões e a contribuir para o objetivo da ação, interagindo com os colegas sempre que considerem pertinente.

  • As inscrições serão consideradas por ordem de chegada e cada candidato poderá inscrever-se num máximo de 2 ações disponíveis;

  • As inscrições estão sujeitas às vagas existentes e podem ter de ficar em lista de espera até serem contactados pela DGLAB;

  • A inscrição numa ação de intercâmbio deve ser efetuada apenas quando o candidato tiver asseguradas as condições de participação, para evitar impedir outras candidaturas;

  • O cancelamento ou a falta de comparência numa ação, sem justificação válida, coloca em risco uma nova inscrição no Programa InLoco, bem como em outras atividades promovidas pela DGLAB onde ficará como suplente.

Após a conclusão da ação, os participantes devem preencher um formulário de avaliação, após o que a DGLAB emitirá um certificado comprovativo da participação.

PROGRAMAS

======================================================

CICLO 2022 - Online

Biblioteca
​Projeto
Datas​

​Saber mais...
Inscrição
Biblioteca Municipal de Castro Verde
​Clube do Conto
09 março
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal de Alpiarça
Conto-vos um conto, contem-nos um também!
24 março
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal de Sintra
Camiliana de Sintra: um bem Cultural de Interesse Público
06 abril
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira
Expandir o ACESSO
19 maio

inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste
C.O.L.O. - Comunidade Online de Leitores do Oeste
03 junho
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
Biblioteca Municipal de Mangualde
O Sistema de Gestão da Qualidade numa Biblioteca: o exemplo da Biblioteca Municipal de Mangualde
08 junho
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png





CICLO 2021 - Online

Biblioteca
​Projeto
Datas​

​Saber mais...
Inscrição
​Biblioteca Municipal de Alcobaça
Biblioteca Municipal de Alcobaça em sua casa
​12 abril
​26 abril

inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal da Covilhã
Be Connected: desenvolver. sustentar. integrar.
​16 abril
​-
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal de Faro
Serviços de Referência Online da Biblioteca Municipal de Faro
​14 abril
​-
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal de Guimarães
​O nosso quiosque
​26 maio
​-
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal de Pombal
​A Biblioteca Municipal de Pombal à distância de um clique!
​15 abril
​30 abril
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Bibliotecas Municipais de Oeiras
Café com Letras - Partilha da Experiência
​6 abril
​-
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal de Alpiarça
Artistas & Artefactos numa biblioteca em tempos de pandemia
​20 abril
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela - RIBBSE
Em rede nunca lemos sós
​21 abril

inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Biblioteca Municipal de Grândola
Palavras Aladas
​14 maio

inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png
​Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Oeste - RIBO
C.O.L.O. - Comunidade Online de Leitores do Oeste
​19 maio
inloco_onlineMINI.jpg
icon-formularios-peq.png





Pedido de informações sobre o funcionamento do InLoco devem ser enviados por email para: armando.correia@dglab.gov.pt

© 2007-2014 Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Todos os Direitos Reservados
Última Actualização em: 28-03-2024