DGLAB

 

The-European-Structural-and-Investment-Funds_ 2021-2027.pdf

EBLIDA-Report-SDGs-and-their-implementation-in-European-libraries.pdf

 

Relatório 2019 "Desenvolvimento e Acesso à Informação"  (IFLA, 2019)

O acesso à informação é essencial para a capacitação dos indivíduos, a eficácia das políticas e a responsabilização dos governos. Quando todos podem desfrutar da informação, ela é um motor do desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões.

O objetivo deste relatório é fornecer uma exploração do acesso à informação como um motor do desenvolvimento. Ao fazer isso, procura informar a tomada de decisão sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O relatório foi elaborado para ser aplicável a todos os níveis sobre a melhor forma de construir sociedades mais fortes, justas e sustentáveis, tanto com base nas discussões ocorridas no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas como nos debates nos níveis nacional e local. Portanto, é destinado a legisladores e consultores, bem como a todos que procuram formas mais eficazes para apoiar o desenvolvimento, como bibliotecários e funcionários de bibliotecas que podem ajudar a implementá-lo. 

Promoting reading in the digital environment (2016)

Este relatório sobre a promoção da leitura em ambiente digital foi elaborado por um grupo de peritos de vários estados membros da UE, no quadro "Plano de trabalho para a cultura 2015-2018". O trabalho do grupo centrou-se por um lado na promoção da leitura em ambiente digital tendo em vista aumentar o acesso a materiais digitais e a desenvolver novos públicos, e por outro no levantamento do enquadramento jurídico desta área, designadamente no que se refere a práticas de licenciamento, serviços transfronteiriços e empréstimo digital nas bibliotecas públicas.


Perceções dos utilizadores sobre os benefícios das TIC nas bibliotecas públicas 2013 [Relatório global] e

Relatório sobre Portugal

Relatórios decorrentes de um estudo promovido pela Fundação Bill & Melinda Gates, realizado em 17 países da UE, para identificar as perceções dos utilizadores sobre os benefícios das TIC nas bibliotecas públicas. O objetivo do estudo foi o de compreender o impacto que as bibliotecas públicas da UE têm na vida dos seus utilizadores, e de que modo o acesso às TIC, através das bibliotecas públicas, pode apoiar a aplicação das políticas específicas de crescimento, educação e coesão da Estratégia Europa 2020 da União Europeia.

 

20 Anos da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas: Um balanço (possível) do grau de cumprimento do Programa (2010)

Documento elaborado por Margarida Oleiro e Célia Heitor, apresentado ao 10º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, realizado em Guimarães, em Abril de 2010. Esta comunicação apresenta os resultados de um estudo que teve por base os dados provenientes do Inquérito Anual às bibliotecas da RNBP, e que procurou aferir em que medida as bibliotecas estão a cumprir os índices recomendados no Programa da DGLB.

 
Relatório sobre as bibliotecas públicas em Portugal (1996)

Relatório elaborado por um grupo de trabalho coordenado por Maria José Moura, nomeado pelo Despacho nº 55/95, de 12 de Dezembro, do Ministro da Cultura. Passados 10 anos do arranque da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, o documento apresenta as linhas estratégicas para o desenvolvimento das Bibliotecas Públicas em Portugal.

Leitura Pública: Rede de bibliotecas municipais: Relatório (1986)

Relatório elaborado por um grupo de trabalho coordenado por Maria José Moura, nomeado pelo Despacho nº 23/86, de 3 de Abril, da Secretária de Estado da Cultura, com o objectivo de definir as bases de uma política nacional de leitura pública. Este relatório aponta medidas imediatas de intervenção, bem como orientações conceptuais e programáticas sobre as bibliotecas a criar, que mereceram aprovação superior e estiveram na génese da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.